O médico Clínico Geral é responsável pela primeira consulta do paciente, fazendo a triagem de cada caso clínico, sendo muitos dos casos resolvidos por ele do início até o fim. A clínica médica abrange as mais diversas alterações que seu pet possa apresentar.
Dessa forma, além de consultas de rotina e vacinas, o veterinário clínico geral avalia o paciente de forma completa e está apto a buscar um diagnóstico e realizar o tratamento mais adequado, e, quando necessário, realizar o encaminhamento para o veterinário especializado devido.
Sintomas como apatia, falta de apetite, vômitos e diarréias, são comuns a uma série de doenças. Por isso, sempre que o pet apresentar qualquer um deles, o ideal é levá-lo para uma consulta com o clínico geral. A partir de uma avaliação, ele saberá prescrever o melhor tratamento ou fará o encaminhamento para um especialista.
A Clínica Médica Geral é conhecida também como Medicina Interna, e é a especialidade médica veterinária de onde se difundiram todas as outras.
É uma especialidade dentro da medicina veterinária que busca estudar, diagnosticar e tratar as doenças da pele, das unhas e dos pelos em cães e gatos.
As doenças de pele estão cada vez mais freqüentes e são responsáveis pela maior parte dos atendimentos de rotina.
Dentre os sinais clínicos mais presentes estão os aumentos da queda de pelo, levando a falhas de pelo no corpo (alopecia), coceiras intensas, lambidas intermitentes no corpo e nas patas, dores de ouvido, otites (inflamações nos ouvidos), secreções, descamações e escurecimento da pele, lesões ulcerativas e alergias, que causam sofrimento ao animal, diminuindo sua qualidade de vida.
Esses sinais podem indicar doenças como infecções bacterianas, fúngicas, sarnas, alergias a parasitas, alimentares, ou de contato, doenças hormonais, autoimunes e até zoonoses, doenças que podem ser transmitidas a nós humanos.
O veterinário dermatologista pode indicar exames complementares como o raspado cutâneo, citologia de pele e ouvido, culturas, biópsias e os mais atualizados tratamentos para oferecer o melhor ao seu pet.
O endocrinologista veterinário é um médico que trata doenças hormonais e metabólicas de cães e gatos, como o hipertireoidismo, hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo, diabetes mellitus, e também de obesidade.
Um animal acima de peso não é sinônimo de um pet saudável e geralmente ocorre uma redução da sua média de vida e problemas secundários decorrente da obesidade.
Em média, o sobrepeso ou a obesidade afeta 35% da população felina e 30% da população canina, e isso está relacionado ao hábito de vida (alimentos gordurosos, ração à vontade e sedentarismo), mas também pode estar associado a uma série de doenças endócrinas, que dificultam a perda de peso. Além disso, a obesidade por si só, assim como ocorre em humanos, pode predispor ao desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.
Se o seu pet começou a beber muita água (polidipsia) e aumentou o volume urinário (poliúria), apresenta perda (hiporexia) ou aumento (polifagia) de apetite, vômito, diarreia, problemas dermatológicos, queda de pelos, otite, entre outros, é importante ficar atento, pois a maioria das doenças endócrinas apresentam esses sinais!