A Importância da Vacinação

RAIVA:

Nos plantões da vida, ando percebendo a falta de informação dos tutores sobre a vacinação. Muitos, pela falta de conhecimento, acham que a única vacina importante é a que o governo oferece, mas infelizmente não é o caso. Essa vacina gratuita oferecida é obrigatória chamada de Antirrábica, pois a Raiva é uma Zoonose, que é quando uma doença pode ser transmitida de um animal para um ser humano, principalmente através de mordeduras de animais infectados. Apesar de ser rara em roedores (ratos e ratazanas), pode haver grandes populações de morcegos infectados, bem como doninhas e outros animais, dependendo da localização geográfica.

O importante é NÃO mexer em animais caídos nas ruas, como os morcegos, pois eles provavelmente estão doentes.

Em Portugal, a Raiva está considerada como erradicada, devido ao grande controle por vacinação obrigatória para os cães, que são considerados os principais transmissores desta doença fatal.

Caso o ser humano seja mordido por um animal suspeito de ter Raiva ou um animal (cão ou gato) desconhecido na rua, deve procurar um posto de saúde ou hospital para ser imediatamente vacinado (no espaço de 24 a 48 horas), porque a vacina produz uma defesa mais rápida do que a inoculação da própria doença, permitindo salvar a vida.

Outro ponto importante a ser considerado: a vacinação gratuita não permite que os animais possam viajar, pois eles devem ter sua carteirinha com o adesivo da vacina colado e um carimbo do médico veterinário atestando que, de fato, foi realizada a vacinação.

Então, se você pretende viajar ou se mudar para outro local, estado ou país com seu bichinho, tem que passar pelo Veterinário para vaciná-lo devidamente, e para isso, seu pet não pode estar vacinado há menos de um ano com a vacina do governo.

POLIVALENTES:

A Antirrábica não é a única vacina importante, pois ela não previne de doenças infectocontagiosas que MATAM principalmente os filhotes. As vacinas de extrema importância para os pets, e que não são bem esclarecidas são as poli ou multivalentes, que previnem contra:
CÃES: adenovirose, cinomose, coronavirose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, parainfluenza canina e leptospirose.

GATOS: panleucopenia felina, calicivirose felina, rinotraqueíte infecciosa felina, clamidiose felina + vírus da leucemia felina (FeLV).


Para saber qual a melhor vacina para seu animal, procure seu médico veterinário de confiança e esclareça todas as suas dúvidas.

Outro ponto muito importante:

NÃO vacine seu animal em pet shop, casas de ração ou agropecuária, a não ser que tenha um veterinário que possa avaliar seu animalzinho e aplicar a melhor vacina!!!


Qualquer dúvida entre em contato comigo!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, como podemos ajudar?